WETAMC-LBA

1. Introdução


      O Projeto LBA - Experimento de Grande Escala de Interação Biosfera-Atmosfera na Amazônia - tem como objetivos principais gerar novos conhecimentos essenciais para a compreensão dos processo climatológicos, ecológicos, hidrológicos e da biogeoquímica da Amazônia, dos impactos dos diferentes usos da terra nesses processos e das interações da Amazônia com o sistema biogeofísico do planeta. Para atingir esses objetivos o LBA inclui um monitoramento de longo prazo de diferentes sessões transverssais passando por diferentes coberturas vegetais, caracterizando diferentes interações biosfera-atmosfera, e campanhas intensivas de medidas no contexto das diversas disciplinas e nas diferentes estações do ano.

     A primeira campanha atmosférica de meso-escala durante a estação chuvosa dentro do contexto do Projeto LBA (WETAMC - Wet season Atmospheric Mesoscale Campaign) ocorreu em Janeiro e Fevereiro de 1999 no Estado de Rondônia, na região sudoeste da Amazônia. A campanha teve como foco a análise dos efeitos locais dos diferentes usos da terra, da resposta regional da convecção às forçantes de grande escala e da intereração da convecção com a biosfera através dos processos físico-químicos e dos constituintes associados aos processos físico-químico de solo e de vegetação.

     A campanha foi organizada em conjunto com a campanha de validação dos dados do satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) da NASA/EUA. Além da validação de dados, a campanha TRMM teve como objetivo a análise de processos dinâmicos, microfísicos e elétricos, assim como a quantificação do aquecimento diabático asociados à convecção na Amazônia.

     Várias instituições brasileiras participaram da campanha WETAMC (USP, INPE, CTA, UNESP, UFPA, UFAL, UFSM, UFRJ, UNIR, ULBRA) num total de mais de 100 pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de apoio à pesquisa. A Comunidade Européia participou com aproximadamente 30 pesquisadores, estudantes e técnicos e a NASA enviou a Rondônia aproximadamente 100 profissionais, incluindo pesquisadores, estudantes e técnicos.

     As campanahas conjuntas WETAMC e TRMM representam uma oportunidade única de estudar a convecção tropical na Amazônia e sua relação com a floresta e com as regiões desmatadas. Para os objetivos de longo prazo do LBA, a campanha WETAMC, assim como as campanhas planejadas para os próximos anos, representam o meio pelo qual as medidas locais serão integradas e relacionadas num quadro maior que engloba a Bacia Amazônica.